quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DE VOLTA PRA TERRA...

Não, Cesão ainda não foi convidado pelo Gugu pra participar daquele quadro... - se bem que poderia rolar uma ajuda pra reformar as tais piscinas em Campinas ou SBO... ia calhar na ideia do quadro... hehehehe! (sim, eu sei que a ideia foi idiota... ¬¬)
Sua primeira entrevista coletiva em solo brasileiro após o Pan Pacific, direto do Original da Granja, seu restaurante na Vila Mariana, deu o que falar! Saiu coisa pra caramba!Por isso mesmo, vou dar uma compilada no que ele falou de mais importante e no final colocar os links pra vocês lerem, umas fotinhos e uns vídeos...



Erros:
"Nós dois erramos. Juntos, só tivemos ascensão, ainda não tínhamos tido esta queda. É a primeira vez que lidamos com um fim de temporada sem sucesso. Eu confio nos técnicos. Foi uma temporada conturbada em Auburn. Foi o primeiro ano em que o Brett assumiu sozinho o trabalho na faculdade. Mas acho que, no ano que vem, aprendendo a trabalhar com isso, vai dar certo"
"Acho que todo mundo tem culpa. Apesar de, na natação, só eu estar em cima da baliza, é um time, estão todos juntos. Ele (Brett) teve culpa, eu tive. Chegou uma hora em que vimos que as três medalhas já estavam boas, porque poderia ter sido pior. Faltou planejar melhor, trabalhar mais o sistema de energia, de forma mais constante. Por esta temporada ter sido muito longa e não ser de Mundial e Olimpíadas, sempre ficou a sensação de que a gente teria tempo para se preparar. Mas o tempo passou e, quando fui ver, estava na baliza e não me sentia pronto para nadar os 100m livre. Meu corpo estava dizendo que não estava dando certo, que faltava alguma coisa"
"Nunca pensei que estava perfeito. O que aconteceu é que achei que o que estava fazendo já era suficiente"
"Faltou um planejamento melhor. A gente tinha a sensação de que sempre teria tempo para recuperar. Faltou 'feedback' dele no dia a dia. Mas essa queda é boa para o aprendizado"
"Faltou mais tempo de piscina. Todo mundo errou lá em Auburn. Nos anos anteriores, achava que tinha que treinar mais. Eu mesmo perguntava se não era para treinar mais. Este ano, eu só cumpria o que era passado"



Sobre as provas no Pan Pacific:
"Parecia que estava carregando um piano nas costas. Você vira o braço de um jeito diferente do que o normal, bate a perna mais fundo e a borda não chega. São 15 m que demoram para passar na cabeça. Você sente dores na hora e continua doendo depois"
"Foi uma situação nova para mim ter se sentido cansado. Geralmente em competições desse nível, quanto mais nado, melhor eu fico. Dessa vez acordei dolorido para a final dos 100 livre. No outro dia parecia que tinha corrido uma maratona. Faltou treino de piscina"


Lidando com a derrota:
"O bronze nos 100 m me deram de presente. Passei em 11º. Só estar na final já era um presente, caiu no meu colo por causa da cota do país. Nos 50 m não. Acordei pensando no ouro"
"Depois da prova é um momento pesado. Agora, com a cabeça mais fria, sei que não foi uma catástrofe e que poderia ter sido pior. Trouxe três medalhas individuais e vou terminar o ano como o primeiro nos 50m borboleta. A prova que eu menos esperava me deixou mais feliz"
"Saber perder, tem que saber. Mas é difícil. Estava triste, chateado. São cinco minutos muito particulares. Se tivesse entrevista um dia depois, seria melhor. Mas não treino para aceitar derrotas. Encaro cada prova como superdesafio"
"Posso ter recebido muita atenção por causa das minhas vitórias, mas sou isso que sou hoje por causa das minhas derrotas. Posso dizer ao Brasil que já passei por isso e vou dar a volta por cima"



Decepção:
"Foi menos do que eu esperava, mas não é uma decepção. Analisando com mais frieza, conquistei meus objetivos neste ano, que era ganhar medalhas no Pan-Pacífico, e ainda teve os 50m borboleta. Agora é focar nos próximos dois anos para os Jogos Olímpicos e treinar com mais vontade"
"Não tem o direito (de achar que foi decepção) por causa das medalhas. Ficamos aquém do que era imaginado, mas não foi uma decepção. Termino o terceiro ano seguido como o número um do mundo em uma prova (50 m borboleta) e entre os melhores nadadores do mundo"



Sobre treinos no Brasil:
"Hoje meu clube é o Flamengo. Vou conversar com o Marcão e a Patrícia, e a gente vai definir. Eu ainda não sei se a piscina do Flamengo já entrou em reforma. Cheguei há algumas horas, ainda não sei o que está acontecendo, mas provavelmente vou treinar no Rio. Não tem piscina boa no Brasil. Mas (no Flamengo), faltam coisas muito básicas, a faixa do T no meio da piscina, na risca preta, a faixa na parede. Não deve dar muito trabalho (para reformar), mas boa, a piscina não é, não (risos)"
"Concentração não é tanto o problema. Mais difícil é a qualidade da estrutura. Você se acostuma fácil ao que é bom. Com sol, chuva ou nevando, eu posso escolher o que fazer em Auburn. Essa parte da estrutura acaba me atrapalhando um pouquinho. Eu chego a um lugar e vejo que não vou conseguir tirar o meu melhor. O Brasil está longe de ter uma estrutura que é básica lá nos EUA. Mas no ano passado treinei aqui e consegui quebrar o recorde mundial. Eu preciso estar treinado. Acreditando no que você quer, funciona"



Cobranças:
"Me cobro o tempo todo. Ficava bravo quando perdia do Gustavo Borges quando eu tinha 16 anos e ele duas medalhas olímpicas. Foi esta cobrança que me levou a treinar cada vez mais e é isso que vai acontecer agora"


Contusões (uma tendinite começou a incomodá-lo a três semanas e dores na lombar o acompanharam durante o Maria Lenk):
"Estava doendo bastante, foi uma situação nova para mim. Naquela ocasião, eu não sabia o que fazer. Faltou preparo"


Sobre os próximos anos:
"Temos de analisar em que momento estamos, o que queremos, quais as nossas metas. Quem continuar nadando neste ritmo, vai chegar em Londres no limite do corpo. Eu senti isso agora. Estava no meu limite. Venho treinando forte desde Pequim e esse descanso até dezembro vai ser importante"


PARA LER MAIS:
'Todos têm culpa', diz Cesar Cielo
Cielo diz que se enganou sobre sua própria condição e promete aprender a dosar treino
Superado no fim, Cielo diz que sentiu "piano nas costas" nos 100 m
"Nunca pensei que estava perfeito", diz Cielo após derrotas
Cielo admite erro de planejamento no Pan-Pacífico: ‘Poderia ter sido pior’
Cielo chama derrotas de "despertador" e nega ter decepcionado Brasil
Cesar Cielo revela tendinite e diz que vai treinar no Rio de Janeiro até o fim do ano
Sem saber onde nadar no Brasil, Cielo critica a piscina do Fla: ‘Boa, não é’
Cielo desabafa: "não existe piscina boa no Brasil"
Flamengo avisa que Maria Lenk está disponível para Cielo treinar no Brasil


Algumas fotos:
Foto tirada pelo sócio do Cesão no Original, o Bob, o postada no Twitter dele





O mesmo sorriso amarelo que ele sai nas fotos com fãs quando ele não tá afim de foto... #jáaprendialerCesão Hehehehe


Agora alguns vídeos bacanas...






Quanta coisa, né?! Adoro isso! =D

Beijocas Celestes

Nenhum comentário: