sábado, 31 de outubro de 2009

UMA GRANDE ENTREVISTA

Li sobre essa entrevista no Raia Quatro News do Takata, não tava conseguindo achar, até que me mandaram. OBRIGADA!

Entrevista MUITO maneira da Gazeta Esportiva.net!


Sem "oba-oba", Cielo comemora não ter arrasado no Pan

Com três medalhas de ouro conquistadas nos 50, nos 100 e no revezamento 4x100 metros livre, Cesar Cielo fez sua parte nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Porém, sem recordes como o de medalhas de ouro garantido por Thiago Pereira, por exemplo, o paulista chegou aos Jogos Olímpicos de Pequim como um desconhecido para muitos dos brasileiros. Segundo o próprio bicampeão mundial, esse cenário foi muito favorável a ele, que em 2008 pôde se focar totalmente nos treinamentos sem o "oba-oba" criado por eventos sociais.

Embora há dois anos tenha se destacado no Parque Aquático Maria Lenk - espcialmente nos 50 m, em que cravou 21s84 e ficou a 20 centésimos acima do recorde mundial da prova - na época pertencente ao russo Alexander Popov -, Cielo esteve longe de ter viajado à China tão paparicado quanto Thiago Pereira. No Pan, o mineiro [TP é fluminense! Nascido em Volta Redonda, estado do Rio!] ganhou por seis vezes e superou o norte-americano Mark Spitz na comparação entre o número máximo de ouros obtidos em uma única edição da competição. Contudo, saiu das Olimpíadas a ver navios quando enfrentou adversários como os ianques Michael Phelps e Ryan Lochte e o húngaro Laszlo Cseh.

"O Pan acaba escondendo um pouco a verdade", avaliou o homem mais rápido do mundo dentro das piscinas em entrevista à Gazeta Esportiva.Net. O nadador, que nesta quinta-feira esteve em São Paulo participando de um evento de seu novo patrocinador, a marca de bebidas energéticas TNT, até comemora o fato de ter fugido desse "oba-oba" nos seis meses que antecederam sua preparação para os Jogos de Pequim.

De qualquer forma, Cielo se destacou também quando já era mais conhecido e estava muito pressionado. Durante o último Mundial, ele ratificou a vitória olímpica nos 50 metros e triunfou também nos 100, mas lembra ter utilizado uma tática parecida antes do campeonato em Roma: treinando nos Estados Unidos, isolou-se da imprensa brasileira. "Se não tivesse ganhado, teria sido massacrado por causa disso tudo", comentou.

Além de suas conquistas e do Pan do Rio de Janeiro, o atleta ainda falou sobre o fato de seu sucesso ser fruto do esforço dele e da família - contou também com a ajuda do Pinheiros, clube do jovem desde os 15 anos de idade - e mostrou confiança para projetar que a natação brasileira pode crescer de forma mais homogênea nos próximos anos. "Tem como ser campeão aqui também", garantiu ele, que, apesar da declaração, voltará aos EUA em janeiro após passar o fim deste ano em São Paulo. Na capital paulista, o esportista finalmente 'se libera' para dividir sua agenda com os eventos sociais, mas sem nunca relaxar nos treinamentos, visto que na próxima temporada disputará torneios importantes como o Mundial de piscina curta e o Pan-Pacífico.

Confira os principais trechos da conversa com Cesar Cielo:

GE.Net - No seu caso, o sucesso é fruto de esforço individual e da sua família, além dos auxílios do Clube Pinheiros e do australiano Brett Hawke, seu técnico na Universidade de Auburn. A natação brasileira pode fazer um trabalho para que os atletas passem a se projetar a partir do próprio país?
Cesar Cielo - Acho que sim. Iniciativas assim (referência ao novo patrocinador) abrem os olhos de todos com relação ao esporte a partir da publicidade. Com patrocínio, tem como um atleta ser campeão aqui também, não precisa ir para fora.

GE.Net - Você apareceu bem menos na mídia antes das Olimpíadas de Pequim que Thiago Pereira, recordista de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Acredita ter sido menosprezado por parte da imprensa brasileira?
Cielo - Acho que isso foi até bom para mim. Não tinha festas, nem evento para ir e consegui me focar muito mais. Mas não treino para ficar famoso e sim para ganhar, para poder ficar satisfeito com minhas conquistas.

GE.Net - Você já disse no programa Roda Viva, da TV Cultura, que o Pan, em termos de competitividade internacional, "não significa nada". Pressionaram demais Thiago Pereira por causa do que ele fez no Rio de Janeiro?
Cielo - Acho que o brasileiro precisa saber mais de natação. Falta conhecimento. Se começarem a aprender mais, seria bacana. O Pan esconde um pouco a verdade e cria um oba-oba na mídia. Assim, surgem heróis que acabam "decepcionando" (faz o sinal de aspas) quando ficam em quarto lugar nas Olimpíadas. Peraí, o cara foi quarto do mundo! [Né?!]

GE.Net - Quase um desconhecido em Pequim, você chegou a Roma, para o Mundial, como favorito e conseguiu confirmar sua força. Qual a diferença entre as duas conquistas?
Cielo - Na última eu corri um risco enorme. Passei seis meses e meio (no primeiro semestre de 2009) sem fazer nada, sem conceder entrevistas, sem participar de eventos, o que não foi bom financeiramente. Se eu não tivesse ganhado, eu teria sido massacrado. [Nessas horas lembro da Fer me falando do nervosismo pré-100m! Porque foi a prova que ele mais treinou esse ano pro Mundial, por ser a prova mais nobre e tal...]

GE.Net - Há uma grande polêmica sobre a interferência que os supermaiôs têm feito na quebra de recordes na natação. Na última quarta-feira, por exemplo, a chinesa Liu Zige baixou o recorde dos 200 metros borboleta durante os Jogos Nacionais da China em 1s6. Esse cenário banalizou os recordes mundiais?
Cielo - É claro que os maiôs ajudaram, mas o treinamento é o diferencial. Não é porque alguém baixou um segundo e meio que foi por causa do maiô, tem muito trabalho aí. Porém, realmente, um título olímpico ou mundial vale muito mais que um recorde, que pode cair no (Parque Aquático) Maria Lenk, nas Olimpíadas ou em uma outra competição qualquer. [Só os atletas sabem o quanto treinam, né?! Pra depois virem os críticos e repórteres dizendo que TUDO é SÓ por causa dos maiôs... ¬¬]

FONTE: Yahoo! Esportes

--> SEMPRE fala TUDO, né?! Achei "ah que gracinha" demais ele "defendendo" o Thiago... *-* Sem contar o resto da entrevista... SUPER sensato!


Agora vem uma parte do já normal #patyfail! Ontem quando postei o "CESÃO NAS BANCAS", esqueci de colocar a quarta capa da Capricho que o Dalton da 775 me mandou!



Copélia?! Vem aqui, querida...

FONTE: Blog da 775


Pra encerrar um jabazinho...
Edição dessa semana do Clipestesia tá SENSACIONAL! Tem um texto meu sobre o filme do Michael Jackson, uma crítica ao clássico clipe de November Rain (que o Cesão, como bom fã deve ADORAR, como eu), uma conversinha sobre o clipe novo da Britney Spears e mais coisas bacanérrimas!!

Beijocas Celestes e Clipestésicas!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Laurinha disse...

Cesso e seu super reconhecimento para com os amigos... Adoro isso... Capricho com ESSA foto dele? Mala aí, mas eu quero essa foto :P

Amanda Paula :) disse...

muito ''ah que gracinha'' ele falando do Thiago mesmo! é muito 'lindo' da parte dele esse 'carinho' com os amigos, rs

aah, eu tenho essa revista :P
que foto heein? ;p haha