domingo, 2 de agosto de 2009

César Cielo adverte: estudar faz bem à saúde.

Estudar faz bem à saúde
César Cielo concorda, e por isso nunca abandonou os livros.
Faça como o campeão olímpico e recordista mundial Muitas pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos, relacionam os benefícios dos estudos apenas com resultados de curto prazo, como a obtenção de boas notas nas avaliações escolares. Mas pesquisadores do mundo todo vêm, não de hoje, tentando provar que o hábito de estudar pode trazer vantagens para o resto da vida, refletindo inclusive na nossa saúde. Um estudo realizado pelas universidades norte-americanas Harvard e Princeton revelou recentemente que as pessoas que passam maior tempo na escola vivem mais, independentemente da classe social. A pesquisa, que estudou dados de 200 milhões de americanos, concluiu que cada ano a mais de estudo possibilita sete meses adicionais de vida. Quando compara um universitário com um adulto que nunca freqüentou escolas, a pesquisa traz resultados impressionantes: aquele que carrega um diploma de ensino superior vive cerca de oito anos a mais. Saber que a Educação influencia na expectativa de vida (até mais do que outros fatores, como sexo, raça e renda, como constatou a pesquisa americana) leva qualquer pessoa a acreditar, definitivamente, na importância dos estudos ao longo de toda a vida. O jovem nadador Cesar Cielo, campeão olímpico em Pequim nos 50m livre e campeão mundial nos 100m livre, está certo de que "estudar é fundamental para estar sempre informado dos assuntos e para treinar a memória". Aos 22 anos, cursando Comércio Exterior, da Universidade Auburn, nos Estados Unidos, ele garante que nem mesmo o esporte conseguiu afastá-lo dos estudos. Cielo nada desde os oito anos. E sempre foi um aluno aplicado, ostentando boas notas. "Eu tomei gosto pelo estudo quando percebi que ele poderia me levar a descobrir muitas coisas. Então, eu comecei a querer sempre mais, até que estudar se tornou uma diversão pra mim".
Qual a importância de estudar sempre?

Estudar sempre fez parte da minha vida. Acho que é fundamental para estar sempre informado dos assuntos e também para treinar a memória.

Como relaciona o gosto pelos estudos com a carreira de sucesso nos esportes?

Uma coisa complementa a outra. Estudar sempre fez e faz parte da minha vida.

Quais são seus planos para o futuro?

Pretendo continuar um bom tempo ainda nadando e terminar a faculdade.

O que o fez tomar gosto pelos livros?

Por meio da leitura a pessoa viaja sem sair de casa, tem a capacidade de transformar qualquer momento em realidade. A leitura nos faz sonhar, nos faz pensar. Ao final de cada livro, de cada leitura, aumentamos nosso repertório de idéias, a criatividade é estimulada e também é um ótimo exercício mental.

Que livro você gostou quando mais novo?

Lembro da coleção Os Karas, de Pedro Bandeira, em especial o livro "A droga da obediência".

A participação dos pais nos estudos dos filhos pode despertar um interesse maior pela educação?

Eu acho que sim, a participação dos pais tem ligação direta com o aumento de interesse dos filhos pela leitura e educação. Eu cresci vendo meu pai e minha mãe sempre estudando, lendo, meu pai é médico e minha mãe professora de Educação Física, os dois continuam estudando até hoje, não tem como isso não me influenciar.

Segundo a mãe, ele sempre foi CDF e nada desde os 8 anos de idade.

Entrevista concedida à reportagem do Educar para Crescer em dezembro de 2008.

Fonte: Blog Amigos do Educar

É antiga como vocês podem ver,mas só vi ontem e tem tudo haver com o que a Dona Flávia falou...

Busca de Cielo pela perfeição é antiga: ‘Ele chorava quando tirava 9’, diz a mãe.

Pais do nadador se emocionam com as conquistas do filho em Roma e já encomendam o frango com polenta da avó para o retorno ao Brasil.

Lydia Gismondi
Direto de Roma

Flávia Cielo já ligou para Dona Olga e avisou: “Pode preparar o frango com polenta”. Com dois ouros e um recorde mundial no Foro Itálico, em Roma, César Cielo tem direito à comida predileta feita pela avó materna. Pela primeira vez na Europa, os pais do maior nadador brasileiro de todos os tempos se emocionaram com as conquistas do filho no Mundial de Esportes Aquáticos. Para eles, tanta determinação dentro d'água não chega a ser uma surpresa. A mãe Flávia e o pai César já sabiam que o nadador de 22 anos daria o máximo dentro da piscina. Na vida de Cielo, a luta pela perfeição vem de longe.- Ele era muito CDF, sempre tirava 10 na escola. Não aceitava nota baixa. Quando tirava 9, caía no choro. Cesão continua o mesmo de sempre. Eu brinco dizendo que ele ainda faz as lições de casa como antigamente. Treina na hora certa, come direitinho. As coisas deles são todas organizadas. Ainda é um CDF – comentou Flávia.
Logo após ver o filho conquistar a medalha de ouro em Roma, a mãe contou que pressentiu que ele venceria a prova. - Eu vejo nos olhos dele. Consigo ver no rosto quando ele está bem. Sabia que estava pronto para ganhar – contou.
O César pai não poupou elogios ao filho e disse ter ficado impressionado com o carinho dos italianos por Cielo.- A gente estava com muita expectativa para essa competição. A Flávia passou um mês com ele em Auburn (EUA) e falou que ele estava muito bem. O que a gente não esperava é que ele fosse dar esse show. E nem imaginávamos que os italianos fossem adotá-lo dessa forma. Já vieram até me falar que gostaram do Cielo porque ele faz lembrar o Senna – disse o pai, emocionado.
Quando terminar a competição, a família vai aproveitar para conhecer outras cidades da Itália. Depois, Cielo irá com os pais para São Paulo, onde ficará até o fim do ano. Haja frango com polenta...
Beijocas...
Vamos torcer.. daqui a pouco Cesão nas águas de Roma!!!
Prova do revezamento 4x100 medley.
Vamos lá meninos! :)

Um comentário:

Mariana Cantarim disse...

GENTE, PARA TUDO!!!!!!!!!!!!

Eu pensava que era a única que adorava Pedro Bandeira....
Li todos esses.... a droga da obidiência, a droga do amor, a marca de uma lágrima então... Chorei um monte com esse último...rs!!!!