quinta-feira, 14 de maio de 2009

DESISTO DA VIDA...

Cielo quer nadar 50 metros em 20s50 e propõe tira-teima sem maiôs high-tech
Luciano Borges

Sabe qual o tempo que está escrito no papel colado na geladeira da casa de César Cielo em Santa Bárbara D’Oeste? 20s50. O medalhista olímpico da prova dos 50m nado livre, estabeleceu esta meta para nadar no Mundial de Roma, em julho deste ano.

O brasileiro acha que é possível atingir esta meta. Ele nunca esteve tão confiante. E mais forte. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando venceu a final dos 50 metros com o tempo de 21s30, ele pesava 88 quilos. Agora está com 90. “Mas só ganhei massa muscular. Meu percentual de gordura é de 6% apenas”, disse.

Sentindo os efeitos de levantar pesos para fortalecer o centro de gravidade (adbômen). “Antigamente, os caras trabalhavam bíceps, peitoral. Hoje não é necessário isso. É mais uma questão de equilíbrio”, disse sentado numa cadeira do bar das piscinas do clube. Afinal, ele estava cansado depois da sessão com pesos. “Não dava para ficar em pé”, justificou.

Se parece ambicioso nadar quase meio segundo abaixo do atual recorde mundial (21s94), César conta que seu técnico, o australiano Brett Hawke, escreveu no computador dele um tempo ainda mais baixo. “Ele me mandou uma mensagem depois do Troféu Maria Lenk dizendo que posso nadar mais rápido”, disse.

No torneio disputado no Rio de Janeiro, César venceu a final dos 50 metros com 21s33, três centésimos a mais do que o tempo que ele fez quando ganhou o ouro na Olimpíada de Pequim, no ano passado. “Eu nadei isso pesado, com o mesmo maiô de Pequim”, disse.

Em Auburn nos EUA, Cielo treina junto com o atual recordista mundial, Frederick Bousquet. Nos treinos, ele tem batido o francês todas as vezes que duelaram. “Isso me dá mais confiança também”, disse o brasileiro que sabe: nadador de 50 metros tem que ser confiante.

Na conversa com o Blog do Boleiro, César Cielo admitiu que tem uma dúvida: “Com esse negócio dos maiôs, não sei o quão bom eu sou mesmo”.

Por isso, ele anda com vontade de propor um desafio com os melhores velocistas do nado livre da atualidade. “Gostaria muito de competir só de touca e sunga para ver se a gente nada, pelo menos, abaixo do recorde mundial do Popov”, disse.

Cielo anda meio invocado de tanto ouvir que os nadadores de alto nível, como ele, só são velozes por causa dos novos trajes de nomes sugestivos e material inovador (LZR, Jaked, XGleid).
“Parece que a gente não nadaria sem eles. E não é verdade. E é muito ruim para os treinadores, como se eles não fizessem nada para baixar o tempo”, afirmou ao Blog do Boleiro.

O russo Alexander Popov cravou 21s64 no ano 2000 e se manteve recordista mundial até 2008, quando o australiano Eamon Sullivan nadou os 50 metros em 21s56. O atual dono da marca mais rápida é o francês Frederick Bousquet (20s94), o primeiro atleta a nadar abaixo dos 21 segundos.

Mas os novos tempos foram obtidos na era dos super maiôs. Nesta quinta-feira, durante uma entrevista coletiva no Pinheiros, Cielo viu uma folha na mão de um produtor da TV Record. Nela, havia uma lista de nomes de nadadores, com seus melhores tempos e, ao lado, o modelo do maiô que eles utilizaram.

“Olha aí, isso me dá raiva”, disse antes de admitir que as novas tecnologias auxiliam na performance. Ele mesmo está ajudando a Arena a desenvolver um protótipo do um novo modelo, emborrachado. “Eu sou um cliente chato. Já pedi para ele mudarem umas cinco, seis coisas”, disse.

No Troféu Maria Lenk, ele entrou na eliminatória com o novo maiô. Ele é tão delicado que obrigou o nadador a gastar quase meia hora para vesti-lo. “E, na hora em que ajustei a perna um pouco, ele abriu um buraco e foi aumentando. Aquilo me desconcentrou”, contou.

Nessa hora, Cielo descobriu um efeito colateral indesejado: “Quando vi o rasgo, foi como se tivesse levado um soco na cabeça. Eu pensei ‘ ainda bem que é o Maria Lenk, vou me classificar e amanhã vou melhor’. Ainda bem que fui bem no dia seguinte”.

Durante várias entrevistas, Cielo deixou escapar detalhes que mostram o que ele pensa dos novos maiôs: 1) os nadadores precisam treinar com os novos maiôs até para controlar a velocidade de saída; 2) ele ainda não sabe se vai usar o novo material da Arena no Mundial de Roma; e 3) tanta tecnologia esconde os avanços nos treinamentos.

FONTE: Blog do Boleiro

Imaginem, na comunidade do orkut, o pessoal estava especulando, teve gente falando em 20'50, mas todo mundo disse que era loucura... Meus pai do céu... QUERO IR PRA ROMAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E olha que eu tenho caras e bocas!!!!!!!!!!! huahua

Mas estou de cara imaginando esse "desafio"... Todos só de sunga e touca tentando nadar abaixo dos tempos do Popov! LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse eu quero conferir de camarote!

Se tudo isso acontecer eu DESISTO DA MINHA VIDA FOREVER AND EVER!!!!!!!!!!!!!!

Beijocas Celestes!

P.S.: O ESPN tem dois links legais sobre o desenvolvimento da natação brazuca e os necessários testes dos maiôs pra quem vai nadar em Roma.

7 comentários:

Unknown disse...

uau!
é só o que eu tenho a dizer!

20.50??
Vamos lá Césão, tu consegue!!!

Aihh esse Mundial de Roma vai me deixar doida!

E qto ao desafio: sunga e touca???
Essa é imperdível!!!!!!!!!!!

Se tudo isso acontecer eu DESISTO DA MINHA VIDA FOREVER AND EVER!!!!!!!!!!!!!! [2]


depois disso vou dormir, acho tô precisando!!

Beijo

Unknown disse...

nem me fale em dormir!!!

cansada e gripada... to urgentemente precisando de um soninho!!!

Mariana disse...

Desestiremos todas juntas da vida então....

Por se falar em caras e bocas... "Acho que vou ter uma sincope"

Hahahahaha!!!

O francês que não se cuide não, pra ver!

Impasse Livre disse...

O que o cielo falou t´sa falado e a gente fica na torcida, o cara é dez!

Karinny disse...

Se eu não dormi depois do ouro olimpico, oq acontecerá a minha pessoa depois desse 20'50???

Isso já vai ser chacina Cielo, repare todos mortos kkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

20'50 é fodaaaaa!!!!!!! mto mais do q a gente lá da comu esperava, ou melhor, mto menos.. rs ah! sei lá.. vcs entenderam...

qto a ideia de propor aos velocistas uma largada com todo mundo de sunga ia ser o bicho.... A HORA DA VERDADE! rs

e qto ao fato do jornalista da Record ter mostrado uma lista com os tempos/atletas/ maiôs.. isso me lembrou uma conversa lá da comu, q daqui a pouco vai ser igual a F1 (mundial de pilotos e construtores)

vi q tem outra Mariana nesses comentários...

esse é o da Pedrosa... hehe

ah, Paty! pede pro Cesão dar uma passada na comu... rsrs

vou sugerir isso no blog dele.. rs

bjoka

Unknown disse...

esse cesão não para de surpreender ao mesmo tempo que é confiante
tem alguma ''insegurança''..estratégia né..vc é um dos melhores cesao se não o melhor ,com humildade amor e dedicação ao que se faz ,se vai longe
voce é a prova disso.

se preocupe não vc bate esses record do bouquest..hehhehehe

é diz pra ele mari passar na comunidade o povo de lá é super gente fina...