quarta-feira, 26 de novembro de 2008

*.*

'É importante apoiar a geração de atletas que vem por aí'
Carta aberta ao governo federal

- Cesar Cielo
NADADOR BRASILEIRO, MEDALHA DE OURO EM PEQUIM

O Brasil precisa de uma política de esportes consistente. Iniciativas como a do bolsa-atleta são excelentes porque fazem o dinheiro chegar até o esportista que ainda está começando sua carreira e precisa de recursos para crescer. O esporte brasileiro ainda é carente de investimentos e essa verba tem de chegar até o atleta, principalmente os mais jovens, que têm de estudar e treinar. Falo nisso desde que cheguei da Olimpíada de Pequim, trazendo a primeira medalha de ouro, nos 50 metros livre (e uma de bronze nos 100 metros livre), da natação brasileira. É fácil ter apoio financeiro depois que se chega lá, ao resultado. Mas e quem ainda precisa de recursos para obter bons resultados? No Brasil é sempre o clube que banca o desenvolvimento do atleta. Ou até mesmo o "paitrocínio", isto é, o apoio dos familiares. Hoje, os atletas novos dependem dos clubes e dos pais. Não existe uma estrutura que una o esporte ao estudos, como a das universidades norte-americanas. É importante apoiar a geração de atletas que vem por aí. Desenvolvimento esportivo significa treino na piscina, musculação, trabalhos de biomecânica, descanso, alimentação, psicologia, estudos, competição, viagens. Tudo isso custa muito. É importante pensar em beneficiar o atleta se o País quiser resultados em competições nacionais e internacionais. Além disso, o esporte cumpre uma função social no Brasil. Acredito que esportes com bola, como o futebol e o vôlei, recebam mais verbas. Já esportes individuais, como o atletismo e a natação, que exigem uma dedicação enorme, ainda sentem a necessidade de mais apoio. É só uma questão de investir no esporte que os resultados vão aparecer, em medalhas e em benefício aos jovens.

F: Estadão

-

Boa :D
;*

5 comentários:

jessika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia Angélica disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

chorei!!

gente... lugar-comum, mas...

esse cara é fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

q isso!!!!!!!!!!!

falou pouco, mas bonito e td necessário!!!!

mandou super bem!!!!!!!!!!!!!!

Cesão is the man!!!!!!! haha

o dia q esse tipo de carta fizer efeito (tomara q rápido!!) o país como um todo irá melhorar!!

sabe q ontem eu tava pensando sobre uma coisa meio loka: já repararam q no Brasil a lógic educacional é o contrário do resto do mundo?!

Em qqr lugar a educação básica de qualidade (até o ensino médio) é gratuita, ou paga-se barato por ela. O ensino superior é q é pago e em geral caríssimo (uma amiga está em uma pequena cidade inglesa, com uma bolsa numa universidade em q se paga em média 20 mil libras por ano, cerca de 80 mil reais pra estudar).

Aki no Brasil as escolas boas são particulares e as universidade de renome são públicas (com exceção de umas PUC, ESPM, FGV etc. da vida...)

mt estranho isso, né?!

acho q uma das chaves pro nosso sistema esportivo ser como é, está nessa relação estranha da educação com o dinheiro...

sei lá... agora vou ficar mais tempo ainda pensando nessas questões... hehe

P.S.: Jack, a Ari viu seus coments e gostou mt!! hehe tive com ela no gtalk hj... vou insistir pra ela votar no Brasil Olímpico!! hehe

P.S.: eu sei q ele tá linkado, ams num custa uma propaganda: http://feijaonocafe.blogspot.com as hilárias aventuras de uma doutoranda e seu marido numa pequena cidade da Inglaterra

Patrícia Angélica disse...

eu acho q sim!!!

um jornal de circulação nacional num puclicar um lance com o nome do cara assim...

Karinny disse...

Sim foi o César q escreveu, se vc for espiar os textos do blog terra dele durante a olimpiada vai ver q é a mesma forma de se expressar.

Cesão como sempre mandando bem!!! Eu tb gostei desse bolsa-atleta como incentivo com essa ajuda financeira, só espero q ela vá realmente para o atleta de forma direta, sem passar por atravessadores, por assim dizer, e q não seja tão burocrática, ou seja, q o atleta entre com a solicitação hj e só venha a começar a receber daqui a 6 meses.

Pati os problemas do ensino não são só aqui no Brasil não, ok aqui são maiores e vergonhosos, mas nos EUA eles passam por uma crise no esino público tb, e uma das propostas é privatizar o ensino público, ridículo.

Ai meu Deuuusss eu quero ir pra Fortalezaaaaaaaaa !!!!!

arivana disse...

bons textos sempre são bons de ler
principalmente em se tratando de césar cielo...


ele é fodah
cada dia amuh mais esse cara
(me desculpem os termos galera)...


por isso que hoje sou sua fã=]