quinta-feira, 13 de março de 2008

UOL

Cielo vai conquistar ouros olímpicos, afirma técnico do nadador

"César vai conquistar medalhas de ouro olímpicas." A afirmação, assim mesmo no plural, é de Richard Quick, técnico-chefe da natação da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, que tem como um dos grandes destaques o velocista brasileiro César Cielo, de 21 anos.
A única dúvida, na visão do treinador, é uma mera questão de tempo. "Em algum dia na carreira de César [Cielo], isso vai acontecer. Só que não sabemos se isso vai acontecer logo nessa Olimpíada", continua Quick. "César está em uma curva de crescimento excepcional. Está focado, e treinando muito. É um dos nadadores mais talentosos que já vi."
Para o treinador, que acompanhou a equipe norte-americana de natação em Atenas-2004, a principal dificuldade de Cielo nos Jogos de Pequim é sua pouca idade e, conseqüentemente, breve experiência internacional.
"É preciso que as pessoas, e nisso eu incluo a população brasileira, entendam que a experiência é um fator fundamental em uma Olimpíada. Todos os nadadores em uma final olímpica estarão muito bem preparados. A diferença pode estar no fator psicológico, na confiança. César precisa estar relaxado, confortado com aquilo tudo que precisa fazer", analisa Quick.
Já o treinador direto do brasileiro em Auburn, o ex-nadador finalista olímpico em Atenas-2004, Brett Hawke, prefere conter o otimismo. "Sabemos que será uma disputa difícil, então prefiro não especular sobre as possibilidades de César na final", diz o australiano, que também aposta alto no brasileiro.
"Acho que Cielo pode conseguir muita coisa este ano apesar da pouca idade. Ele tem evoluído muito no último ano. É só compararmos o quanto ele vem se superando desde Melbourne, no ano passado, que eu considero sua primeira grande competição", analisou Hawke. "Acredito até que Cielo e Eamon Sullivan (também australiano, novo recordista mundial dos 50 m livre) podem surpreender esses caras mais experientes."
O ex-nadador australiano conta que já tem Cielo como seu preferido, apesar do apelo de compatriotas e até ex-adversários de Atenas-2004. "Isso é tão complicado, porque alguns australianos que me conhecem vêm me pedir conselhos e eu simplesmente não posso dar", conta Hawke. "O [sul-africano Roland]Schoeman várias vezes conversa comigo e faz perguntas, mas eu não posso ceder. Na Olimpíada, vou torcer muito por Cielo e espero que ele dê uma medalha de ouro olímpica ao seu país."

-> UOL ~> http://olimpiadas.uol.com.br/ultimas/2008/03/07/ult5584u640.jhtm

-

"COISA DE GENTE BARBARA"

Uma certeza sobre Cielo na Olimpíada é o já tradicional ritual do nadador antes das provas. Cielo põe água da piscina na boca, bochecha, cospe com força. Depois, desfere golpes no peito e nos braços para "esquentar". Muitas vezes, chega até a ficar vermelho. (Da-lhe garotooo! \õ/)
"Vou continuar fazendo isso, peguei costume já, para desespero do pessoal daqui", diz Cielo, que não liga para a desaprovação. "Falam que isso é coisa de gente bárbara, mas eu nem ligo. Eles acham bem ruim." Outro ritual do nadador, porém, foi encerrado. Cielo antes mantinha frases de apoio como uma forma de incentivo, mas radicalizou. "Queimei todas. Joguei no fogo e fiquei observando elas queimarem. Achei que não estavam fazendo muita coisa", diz. Uma frase, porém, foi salva da extinção. "Recebi por e-mail: 'Não desperdice a chance que você mesmo criou'. Essa eu guardei."

-

Cielo responde a fama nos EUA com busca de recorde mundial.

No Pan-Americano que consagrou Thiago Pereira como grande estrela da natação brasileira, César Cielo obteve dois ouros e um tempo a apenas dois décimos do então recorde mundial nos 50 m livre. Sete meses depois, Cielo acaba de superar o próprio recorde sul-americano nos 100 m livre e cravou 48s49, a seis décimos do recorde mundial de Peter van den Hoogenband.
As boas atuações o alçaram, do isolamento de Auburn, nos Estados Unidos, onde mora, à condição de um dos favoritos ao ouro em Pequim. Antes da estréia olímpica, porém, Cielo armou uma estratégia. Vai competir no início de abril no GP de Ohio, em busca de um novo status que lhe dê mais confiança do que o assédio e os holofotes.
"Essa pode ser a competição da minha vida. Preciso buscar um resultado meu e estou com muita expectativa para isso. Sei que tenho barreiras a quebrar. Quero alcançar o que tão poucos conseguiram."
Na competição escolhida, em Ohio, na semana seguinte à tradicional competição interfaculdades NCAA, Cielo espera uma grande conquista, até para justificar a alta confiança. "Não fui nem 'top 3' no Mundial e agora já falam como se eu fosse favorito ao ouro", diz o brasileiro, que teve uma sexta e uma quarta colocações em Melbourne.
Apesar de 'desconhecido'(? ¬¬' :D) no Brasil, hoje Cielo, que defende o Pinheiros nas competições nacionais, já é assediado como futura estrela. "Vou ser muito sincero, nunca teve tanta gente atrás de mim como agora. Na saída do treino, no intervalo, por telefone, e-mail, sempre tem gente", diz Cielo, eleito pela segunda vez pela universidade o Atleta da Semana. "Quando vieram da TV filmar até falaram: 'Vamos prestar atenção nesse cara, que ele pode levar ouro em Pequim'."
Para completar, Cielo é a capa da revista SwimmingWorld deste mês, especializada em natação, o que, para o atleta, mais serviu aos 'desavisados' do Brasil. "A revista foi mais para os brasileiros mesmo verem, porque aqui o pessoal já vem falando de mim há um tempo", frisa.
A estratégia visa, além de acalmar a ânsia por índices, fortalecer o psicológico do nadador, que pode ser o diferencial na hora de uma final olímpica. O plano foi elaborado de forma a não atrapalhar seu objetivo maior. "Será numa época em que terei tempo suficiente para me recuperar e treinar de novo até agosto."
Para o técnico-chefe de Auburn, Richard Quick, esse é justamente o "ponto fraco" de Cielo, a pouca experiência. "Por mais que digam, uma Olimpíada é sempre mais difícil. Não é só o preparo físico, a força psicológica tem que prevalecer e é uma dificuldade maior para os mais jovens. Em Ohio, esperamos um grande resultado de César." (e nós também, pode acreditar..! õ/)
O ex-nadador e atual técnico do brasileiro, Brett Hawke, concorda que a pressão será grande, mas confia no pupilo. "Cielo tem demonstrado que está mais maduro e isso é um fator muito importante em seu crescimento. Em Melbourne foi visível o quanto ele estava nervoso, por ser sua estréia em uma competição de grande porte", diz o australiano.

-> UOL ~> http://olimpiadas.uol.com.br/ultimas/2008/03/07/ult5584u642.jhtm

-

AUSTRALIANO NÃO ASSUSTA

No GP do Missouri, Cielo teve dois ouros ofuscados por uma zebra australiana. Eamon Sullivan quebrou o recorde dos 50 m livre (21s56), que era de Popov (21s64). O melhor tempo de Cielo é 21s84. Mas o brasileiro não se surpreendeu.
"Acho que baixou uma energia nele [Sullivan] e ele teve o dia dele. Não acho que ele chegue tão bem numa final olímpica", minimizou Cielo, que diz ter ido despreparado para o torneio. "Dois dias antes de cair na água estava fazendo musculação. Não raspei, nem fiz polimento."

-

aeee...
FINALMENTEEE...
valeuzão Déa! \õ/
aiii gente... que quando eu leio essas reportagens assim do Cesão, chega dá uma coisa assim no coração... =)
eu fico feliiz.. :D
*cara de boboca, com sorrisão de um canto a outro do rosto... haha*
mais é bom demais gente... :D

(eu ia entrar num momento "desabafo desesperado" ahsuahsuia, agora... mas só que não é a hora... e nem o local mais apropriado pra dizer tudo que eu ia dizer... então esquece... :D acho que todos vocês já fazem meio que uma idéia do que eu penso da mídia brasileira... e de tudo TUDO que eu ia dizer aqui... ¬¬' )

VAI QUE É SUA CESÃO...! :D
BEIJO DAS SUAS FÃS MALUCAS, SEM JUÍZO (SÓ UM POUQUINHO...RS), MAS QUE TE AMAM E TE ACOMPANHAM ACIMA DE TUDO! :D
ATÉ MAIS GENTEE! \õ/

3 comentários:

Anônimo disse...

ta tudo lindo, nao li nada, mas a valendo USAHUSA

Jack, gracias ;*

Déa disse...

*cara de boboca, com sorrisão de um canto a outro do rosto...haha*
(2)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fãs malucas que te acompanham sempre... Jack como vc consegue resumir tudo tão bem!
Percebi meu nome implicitamente nesta frase...não sei porque!?

;)


Hahahahahahaahaaa




Cesãoo meuu Orgulho!






*** Não preciso de mídia para teleguiar minhas idéias ***

Debora Ferreira disse...

se depender da nossa torcida, os ouros dele já tão garantiidos né ?!
asihoashhashosa